No dia 23 de junho, a responsável pela 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que será realizada em Brasília no mês de agosto, que realizará a Semana de Mobilização nas Escolas, se reuniu com representantes da Sociedade Civil e Membros do Conselho Estadual de Juventude, com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar na discussão do tema, por meio de uma programação criada para professores, alunos, pais e funcionários de instituições públicas e privadas. "Em vez de o governo dizer o que a escola precisa, ela mesma poderá pautas as ações necessárias", ressalta Amanda Ayres, que coordena a articulação com o segmento na equipe de projetos especiais da Conferência.
No dia 25 de junho, o Ministério da Justiça convidou formalmente o Conselho Estadual de Juventude do Rio de Janeiro – COJUERJ a participar da iniciativa, por meio de uma carta assinada pelo Secretário Nacional de Juventude, beto Cury, e pela coordenadora-geral da CONSEG, Regina Maria Filomena de Luca Miki.
A carta, que foi enviada aos conselheiros estaduais de juventude, destaca a relevância do tema, que é um direito de todos os cidadãos, entre eles, os jovens, que são hoje o principal alvo da violência. O texto lembra também que muitos dos nossos jovens são estudantes, portanto, vivenciam no seu cotidiano as dificuldades relacionadas à segurança pública nas escolas. Além disso, esse público tem um grande potencial e poderá contribuir efetivamente na busca de soluções para o problema.
Todas as informações sobre a Conseg, que acontecerá no período de 27 a 30 de agosto, e sobre a Semana de Mobilização nas Escolas estão disponíveis no site http://www.conseg.gov.br/. Clique no item Projetos Especiais, ícone comunidade escolar, e acesse o texto-base da Conferência, o roteiro para as Conferências Livres, o Guia do Participante, além do cartaz e um questionário sobre a violência nas escolas.
0 comentários:
Postar um comentário