Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2009

V Reunião Especializada da Juventude do Mercosul

image

No último dia 12 de junho, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, participou da V Reunião Especializada de Juventude do Mercosul - REJ. Ao lado de representantes de organismos de juventude da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, e diante de uma platéia formada por 200 lideranças juvenis da região, o presidente do Paraguai reafirmou a importância da juventude para uma integração que não seja exclusivamente econômica, mas que abranja as dimensões social e cultural. "Vocês são os rostos da integração e da diversidade da nossa região" disse Lugo durante o evento, realizado em Assunção.

A REJ ocorreu nos dias 11 e 12 de junho e apontou uma série de iniciativas visando à integração das políticas públicas de juventude entre os países membros do Mercosul. Acatando proposta da delegação brasileira, a Reunião aprovou, por consenso, que o tema trabalho e juventude seja levado a instâncias superiores do Bloco para que os países passem a desenvolver uma agenda de trabalho decente voltada para juventude, conforme sugere a Organização Internacional do Trabalho - OIT. "É muito importante colocarmos o binômio trabalho e juventude no centro das discussões, seja pela crise que a economia mundial atravessa, seja pela importância crescente que o trabalho tem para a juventude. No Brasil, 66% do jovens estão trabalhando ou em busca de trabalho e não podemos fugir dessa realidade", afirmou Danilo Moreira, representante da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República.

A delegação brasileira foi coordenada pela Secretaria Nacional de Juventude e contou com participação de representante o Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Trabalho e de organizações da sociedade civil e do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).

Fonte: Portal www.juventude.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário