Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

Juventude Buziana caminha na Construção das Políticas Públicas para a Juventude

comissao universitario

Na ultima terça-feira, 19 de março, foi aprovado pelo Plenário da Câmara Municipal de Armação dos Búzios, mensagem que indica ao Poder Executivo, a necessidade de se criar Órgão Gestor de Políticas para a Juventude no Município.

A mensagem de autoria do Vereador Messias Carvalho, salienta que a “Indicação é de suma importância por levar em conta a necessidade de uma ação permanente que facilite o acesso às Políticas Públicas de/para/com Juventude e concretize ações e projetos que gerem oportunidades a essa nova geração.
Assim, entende-se a criação da COORDENADORIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE como medida que tem o objetivo de fortalecer a implementação das Políticas Públicas no Município de Armação dos Búzios, bem como fomentar ações de interesse do Jovem Buziano.”

Em meados de Janeiro, o Coletivo BúziosJovem, apresentou ao Executivo documento onde esclarece a necessidade de se criar um Plano Municipal de Juventude, o Conselho Municipal de Juventude e um Órgão Gestor, para captar as demandas dos Jovens além de estabelecer planos e metas para o Executivo realizar as Políticas Públicas para o segmento.

Após um grande dialogo com a entre o Coletivo BúziosJovem e gestão municipal anterior, foi enviado a Câmara Municipal em novembro de 2012 pelo Executivo a Lei que cria o Conselho Municipal de Juventude, que foi aprovado pela CCJ da Câmara em dezembro e encontra-se atualmente na Comissão de Finanças aguardando parecer para que possa ser encaminhada a pauta para aprovação em Plenário. “Não podemos relaxar, pois se não há interesse da juventude em construir seus direitos, dificilmente o poder público atentará para essas questões”, relata Clara Ribeiro, Secretaria de Juventude do Coletivo BúziosJovem.

Os estudantes de Búzios estão atualmente em algumas lutas paralelas a institucionalização dessas políticas, como a reativação dos Transportes Universitários e a desburocratização e ampliação da Ajuda de Custo Universitária. Para acentuar a luta da juventude, os estudantes de Búzios estão planejando realizar o Congresso Municipal dos Estudantes dos Estudantes no mês de Abril, com o objetivo de reativar a Entidade Municipal de Representação dos Estudantes e fortalecer a luta pela institucionalização das Políticas Públicas para a Juventude.

Por Caio Lisboa - Secretario Político do Coletivo BúziosJovem

0 comentários:

Postar um comentário